lição de casa vilã ou mocinha?

20 Mar

Quantas vezes mães ficam desesperadas quando se deparam com a lição de casa dos seus pimpolhos. As queixas mais comuns são
• Meu filho não gosta de fazer lição de casa
• Meu filho não gosta de estudar
Tudo pode ser mais simples do que parece desde que se tenha dedicação e organização.
A lição de casa, não pode – nem deve – ser vista como um drama para a criança. Cabem a você, pais, ensinar sobre a sua responsabilidade própria e rotineira, que deve ser cumprida pela importância no seu aprendizado.
É total responsabilidade dos pais estarem presente (na medida do possível) e dividir este momento com a criança, tornando-o significativo e agradável.
Muitos pais há necessidade de recorrem aos professores particulares, isso só isenta você da responsabilidade escolar para com o filho.
A lição de casa dever ser algo prazeroso que exercita a “responsabilidade”, e deixa ser “obrigação”.

ALGUMAS DICAS PARA LIDAR COM ESSA TAL LIÇÃO DE CASA:

1-Capriche no material de uso pessoal: não quero dizer comprar o mais caro, não… Apenas “personalize”, coloque detalhes que agradem e os levem a zelar por eles. Por exemplo: ORIENTO as mães a confeccionarem uma caixa ou comprarem uma decora-la com tema d preferência da criança (com matérias como EVA, retalho de tecidos e papel de presente, decore a caixa e, o que é melhor, deixe que a criança participe desta tarefa). Disponibilize todo material necessário para ser utilizado na hora da tarefa de casa (lápis de colorir, lápis preto, borracha, régua, cola, tesoura, revistas velhas, etc.) seja bem criativa.
2) Pergunte sobre as atividades feitas na escola, como foi o seu dia, o que andou aprendendo. Elogios sempre são bem vindos; é algo extremamente construtivo. Seja interessado pela vida escolar de seu filho. Com certeza você irá se surpreender com as coisas que vão contar.
3) Interaja com a escola e os professores. Por mais ocupada que você possa estar, encontre um tempinho e escreva um bilhete perguntando sobre o comportamento da criança na escola, como está o seu desempenho. Melhor ainda se puder conversar pessoalmente com eles.
4) Se o seu filho trouxe alguma tarefa que vocês não entenderam não se sinta envergonhada: deixe-a em branco e não hesite em perguntar à professora.
Se você não sabe a resposta, não tenha vergonha de falar para a criança que você não sabe. Diga que vai pesquisar para ajudá-lo melhor. Pode não resolver o problema na hora, mas passar a falsa imagem de “sabe-tudo” para seu filho não é construtivo.
Não sabe algo? Simplesmente fale.
5) Tenha um lugar específico para realizar as tarefas da escola.
Um ambiente sossegado de estudo, longe de TV e videogame. Mantenha a organização na hora da lição de casa. O material não precisa ficar todo espalhado na mesa. Ensine a criança a só pegar de dentro da caixa aquilo que for necessário para a realização daquela tarefa.
6) Organize a hora de estudar. Procure estabelecer uma rotina, sempre no mesmo horário.
Para realizar as tarefas, se tiver mais de um filho inicie por ordem cronológica assim os mais velhos ajudarão aos mais novos. Os maiores muitas vezes precisam da ajuda do computador para as pesquisas, além da nossa ajuda. (atenção averigúe se estão pesquisando, não os deixe sair do foco/ lição de casa), elogie seu filho, ajude-o, ensine-o a buscar resultados, o apoiando sempre, estude com ele e verá que não é tão difícil assim.
A hora da lição de casa será mais um momento juntos.

Teacher Cida Augusto

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: