16 Sep

Produzir um texto é como um tapete num tear!


             Escrever uma história, uma narrativa, é como tecer um tapete num tear: os fios ficam todos disponíveis, é preciso usá-los a todos, um a um e na ordem certa para desenhar o que antecipadamente se planejou.
             Caso deixemos os fios soltos, os assuntos soltos, corremos o risco dos desenhos do tapete não saírem como o planejado, e a história, pobre dela, sem pé nem cabeça.
             É isso o que, quando você escrever, deve estar pronto a enfrentar: cuidar para que sua narrativa seja um todo. E nada de ficar pensando que ela tenha que ter, certinhos, começo, meio e fim. Às vezes, uma boa história começa pelo clímax. Não há ordem para as três partes se apresentarem, mas há, sem dúvida, uma preferência pelo tal “começo/meio/fim”;
            Não acredite que alguém se sente diante de uma folha em branco ou de uma tela em branco e “faça” nascer a história do nada. Embora você possa acreditar em “inspiração”, é preciso saber que todo texto deve ser planejado: parte a parte, ação a ação.

Concurso Cultural “Era uma vez…”

Concurso cultural Era uma vez… – iniciativa do Programa Jornal
Estimular a criatividade e a produção textual, bem como incentivar a leitura diária do jornal estão entre os objetivos do concurso cultural Era uma vez… – iniciativa do Programa Jornal, Escola e Comunidade (JEC). Os alunos podem se inscrever até o próximo dia 25, com histórias que envolvem magia, fantasia ou encantamento, a partir de uma reportagem publicada em A Tribuna.




A ação cultural visa a promoção de ações de leitura e produção de texto em sala de aula a partir da leitura diária do jornal em escolas públicas ou particulares, bem como organizações não governamentais e entidades assistenciais que participam do JEC.


Para participar, o aluno deve produzir um conto de fadas a partir de uma reportagem e enviar à coordenação do JEC pelo e-mail jornalescola@atribuna.com.br, cujo campo de assunto deve ser preenchido com Concurso Cultural. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail, obedecendo as especificações do regulamento. Somente podem se inscrever alunos das unidades que integram o Programa.
O conto deve ter, no mínimo 25 linhas e, no máximo, 50 e conter título. O aluno deve indicar, ao final do texto, o título da reportagem que o inspirou, bem como a data da publicação da mesma. Ao final da produção, colocar nome completo, unidade em que estuda e telefone de contato.



Concurso Cultural “Era uma vez…”

 Fotos dos alunos trabalhando com o Jornal 
A Tribuna 


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: