Informativo – Páscoa Solidária

26 Apr

“…porque bem mais aventurado é dar do que receber…”

O Projeto Páscoa Solidária, idealizado por nossa coordenadora Profª Vanessa Souza, foi repleto de atividades que envolveram todas as turmas, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

Mais uma vez, lembramos de sua mensagem principal: ...porque bem mais aventurado é dar do que receber…, por esse motivo realizamos o Projeto Páscoa Solidária, cujo intuito é arrecadar leite em pó e achocolatado para doar a uma instituição carente de nossa cidade.

As turmas trabalharam com histórias, músicas, pesquisas de instituições carentes, prepararam receitas na Cozinha Experimental, trabalharam com o traço de caráter na valorização do próximo e do verdadeiro sentido da páscoa. Minha turma 2º ano ficou responsável por pesquisar as Instituições carentes sugeridas pelos pais de alunos, foi muito importante para eles saberem que existem várias instituições que cuidam de crianças da mesma idade que a deles e que não tem por muitas vezes nem leite e muito menos achocolatado para tomar.

Páscoa é Amor, é Solidariedade. A Escola Internacional Nova Geração, neste período de páscoa, adotou para a entrega das arrecadações, a Instituição Lar Manaim. Foram arrecadados um total de 149 leites em pó e 179 achocolatados, foi um verdadeiro sucesso, os alunos estavam muito empolgados em trazer os referidos alimentos para ajudar aquelas crianças que não tem. Além das arrecadações, vários alunos do Ensino Fundamental I terão participação especial na entrega desses alimentos.

Este é o segundo ano consecutivo que alunos, pais, professores e funcionários da Escola Internacional Nova Geração realizam este Projeto Páscoa Solidária. Esperamos que com a ajuda de vocês, este projeto perdure por muitos e muitos anos.

“…NEM SÓ DE CHOCOLATES SE FAZ A PÁSCOA.”

Alguns relatórios das atividades realizadas neste período:

BERÇÁRIO – As atividades trabalhadas no berçário abrangeram desde a história da páscoa até chegarmos no Projeto Páscoa Solidária. Dentre elas se encontram leitura coletiva dos bilhetes enviados via agenda sobre o projeto, teatro de dedoches com coelhos, hora musical onde todos juntos cantaram músicas relacionadas à páscoa, tivemos a participação da teacher Gilvânia como coelho para auxiliar na hora em que contamos sobre o projeto e por fim a confecção de panfletos enviados aos pais via agenda para divulgação mais ampla do projeto em prol da solidariedade que a Escola Internacional Nova Geração promove.
Essa foi nossa participação para fazer parte deste projeto do bem.

Teachers Graziela e Gilvânia

MINI NURSERY – Os alunos do mini nursery estiveram empenhados nesse projeto, a nossa divulgação foi feita para que seus pais e responsáveis se conscientizassem de que é muito importante contribuir, doando e ajudando ao próximo, aqueles que realmente necessitam.

Nossas atividades foram sendo feitas através de um cartaz coletivo colocado na entrada da escola e também com lindos cartões feitos por cada um deles para serem entregues aos seus familiares, com músicas e brincadeiras que trazem a solidariedade aos nossos corações.

KINDER I -0 Este tema chegou à sala do Kinder I durante uma roda de conversa: “O que vocês sabem sobre a Páscoa? Logo todos responderam que ganhariam muitos ovos de chocolate, tanto do coelhinho como do papai e da mamãe. Questionei então como seria a Páscoa das crianças mais carentes, aqueles que não ganhariam ovos, pois suas famílias são muito pobres e não tem condições. Neste momento, olhos desconfiados me observaram, esperando uma resposta.
Expliquei sobre o projeto e logo todos se entusiasmaram, querendo participar. Levaram a idéia para casa, pediram para suas famílias e as doações foram chegando. Precisávamos de uma caixa bonita para guardá-las. Juntos, pintamos e decoramos uma caixa de papelão e a cada novo leite em pó e achocolatado que uma criança trazia, uma festa acontecia!

O envolvimento das crianças e a felicidade em poder ajudar foram visíveis durante essas semanas que passaram. Com certeza, todos estão um pouco mais solidários e humanos com esta idéia.

Teacher Ana

KINDER II – O coelhinho deixou algumas mensagens para o Kinder 2. Uma delas foi “I LOVE…”. Após a sala conseguir decodificar a mensagem todos disseram o que amam e pudemos perceber coisas em comum. Todos amamos carinho, brincar, música e também um leitinho. Conversamos que este último item talvez falte para algumas crianças. Os alunos mostraram prontidão para ajudar e consciência do assunto. Alguns além de mobilizarem suas próprias famílias, arrecadaram o alimento entre vizinhos e amigos. Em gratidão ao empenho das crianças a semana da Páscoa foi finalizada com muitas brincadeiras e gostosuras como a caça ao chocolate e o docinho de cenoura.

Teacher Marília

GRADE LEVEL I – Os alunos do 1º ano trabalharam no incentivo e divulgação do projeto, incentivaram as doações através de panfletos confeccionados por eles, mobilizando os alunos, pais e funcionários da escola.

Eles ficaram bastante empolgados com a aceitação das turmas ao receberem os panfletos. Com certeza essa páscoa para esses alunos foi diferente e teve um outro sentido, além do chocolate.

Teacher Thaísa

GRADE LEVEL IV – Nesta Páscoa o 4º ano ficou responsável em trabalhar gratidão, então trabalhamos os valores familiares.
Bruna Arruda – O maior valor é a amizade, todos os dias minha mãe conversa comigo para que eu seja sempre amiga da minha irmã.
Giovanna Araújo – Para minha família o valor mais importante é a família, pois eles são muito importantes.
Alexia Pereira – Para minha família os valores mais importantes são: ser amigável, verdadeiro, honesto e amar a Deus. Minha família acha isso muito importante e todos devem ser guardados no nosso coração, para a vida inteira.
Guilherme Henrique Costa – Para mim o valor mais importante é a amizade, porque sem amigos não é possível viver.
Kainã Richalski – Para minha família o valor mais importante é a família, pois sempre estamos juntos rindo, brincado e cuidando do meu irmãozinho, mas o pior é que eu sempre pego as fraldas sujas.
Gabrielle Andrade – Os valores mais importantes para a minha família são: a honestidade, família, verdade, Deus e solidariedade.
Nadson Júnior – O valor mais importante é Deus porque se não fosse Ele o mundo não seria nada para nós.
Roberta Brignani – O valor mais importante é a família, porque se alguém estiver doente ou com algum problema sempre tem alguém do lado.
Yasmin Andrade – O valor mais importante é a família, porque os primos, os pais e os filhos são muito importantes.
Alessandro Desidério – Para minha família o mais importante é a solidariedade, porque devemos sempre ajudar quem precisa mais que a gente.

Teacher Daniela Prates

GRADE LEVEL V – A professora explicou aos alunos o que seria o projeto da páscoa solidária, sensibilizou-os e os mesmos se mostraram interessados em participar, chegando a ser a classe campeã em arrecadação.
Os alunos do 5º ano ficaram responsáveis por realizar uma entrevista com os pais. A professora elaborou uma pergunta e enviou via agenda aos pais.

Teacher Érica

Depoimentos de algumas mães do 5º ano

“Eu acho uma atitude linda, solidária! Se todos fizessem um pouquinho com certeza não teríamos crianças tão desamparadas e abandonadas! Parabéns pela iniciativa!!!!” – Sandra

“Uma campanha assim que envolve os alunos onde há estímulo, o objetivo é ser solidário, isso só traz benefícios tanto para quem recebe, como para quem doa. Ainda mais nesta data, Páscoa, época de renovação de ressurgir o lado bom de cada pessoa e seus semelhantes.” – Dulce

“Um projeto que todas as escolas deveriam fazer. Ajudar ao próximo é uma virtude que todos nós deveríamos ter. Parabéns pelo projeto. Que venham mais durante o ano, todos terão meu apoio.” – Kátia Ruiz

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: